sexta-feira, 21 de junho de 2013

GCMs TABOAO DA SERRA DOAM SANGUE

GCMs de Taboão doam sangue no 22º aniversário da corporação

Atualizado em: 20/06/2013 | Edimon Teixeira
gcm2 Edimon Teixeira O sangue doado atende às necessidades do município e de hospitais de outras regiões
O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na sexta-feira, 14, teve um sentido especial para dezenas de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra. A Secretaria de Segurança e Defesa Social realizou entre os dias 10 e 13 de junho a campanha “GCM Doando Vida”, com a adesão máxima da corporação.
Durante os 4 dias que fizeram parte da celebração dos 22 anos em operação da GCM, comemorados no último dia 10 de junho, os agentes passaram pelo  Hospital Geral de Pirajussara (HGP), onde  fora feito o recolhimento do material. A campanha tem atingido seus objetivos e registra também a adesão de familiares dos agentes.
“A iniciativa celebra este ato de solidariedade capaz de salvar e garantir a manutenção da vida de pessoas que necessitam de transfusões contínuas”, explicou o secretário de Segurança Gerson Pereira Brito, idealizador da campanha, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, que viabilizou junto ao hospital a estrutura para o evento.
“Retiramos entre 400 e 450 ml por vez e todo o material utilizado é individual e reciclável”, explica Antônio César Mendes, médico coordenador do Posto de Coleta do HGP e responsável pela agência transfusional. De acordo com Mendes, parte do sangue recolhido atende a pacientes do hospital, o restante às demandas de outras regiões.
Para fazer a boa ação, os candidatos passam por cinco etapas: cadastro, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão (confirma ou não as informações prestadas), a doação propriamente dita e lanche pós- doação.
O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, HIV, HTLV (retrovírus da mesma família do HIV), Sífilis e doença de Chagas. Os resultados são enviados à casa do doador. Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora, sendo que a retirada do material é feita em 10 minutos.
Para que o trabalho operacional não fosse afetado, fora elaborada uma escala diferenciada, para que os interessados pudessem aderir à campanha sem afetar o plantão.  “Dividimos em turmas, cada uma com cerca de 20 agentes, em esquema de revezamento para que não houvesse impacto”, explicou o Comandante Leonel Vieira.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a doação de sangue vem crescendo entre a população brasileira. Atualmente, 3,6 milhões de pessoas (2% da população) têm o hábito de doar sangue. “Atitudes como esta da Guarda Municipal devem ser adotas por outros órgãos. Campanhas assim precisam ser feitas regularmente”, conclui Mendes.

SERVIÇO
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30 e aos sábados das 7h às 12h30. 
O Hospital Geral de Pirajussara está localizado na Avenida Ibirama, 1.214, no Parque Industrial Daci, Taboão da Serra. Telefone (11)3583-9400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário